sexta-feira, 27 de junho de 2008

teologia

Oferendas e pontos de força da natureza

...Nossos amados Orixás são Divindades que irradiam as qualidades do criador e podemos encontra-los em tudo e em todos os lugares com maior ou menor intensidade. Sobre os locais da natureza onde predomina certo Orixá costumamos dizer que pertence a ele, ou seja, é sitio consagrado, templo natural e ainda ponto de força da natureza.
...Vamos a um exemplo : a irradiação mineral e o amor de nossa amada Mamãe Oxum predominam nas cachoeiras, estabelecendo um contato, como que um portal, com as dimensões regidas por esta Mãe e onde estagiam milhões de elementais, encantadas da natureza e naturais (muitas destas encantadas e naturais são exatamente as "Oxuns" que incorporam em nossos terreiros de Umbanda).
...O fato é que quando estamos carentes neste sentido , precisando harmonizar com esta vibração, nos dirigimos à cachoeira de frente para a Mãe e fazemos religiosamente a nossa oferenda. No lado astral, somos recebidos com todo o amor que uma Mãe pode ter com seu filho, uma encantada "recolhe" nossa oferenda, recebe licença para ali atuar em nós visando o reequilibro e por um mistério Divino recebemos ali as bênçãos da Mãe Maior Oxum .
...Também podemos notar a presença de um Ogum e uma Iansã das cachoeiras como guardiões deste ponto de força bem como os intermediários dos outros Orixás para com Oxum desempenhando suas tarefas junto a este templo natural.
...Outras vezes ainda nos dirigimos a tais sítios consagrados afim de colaborarmos de maneira ativa com a captação de certos axés por parte dos espíritos guias que nos assistem em nossos "trabalhos".
...Da mesma forma acontece com os demais Pais e Mães, onde podemos citar seus pontos de força:
...Oxalá - pode ser oferendado em todos os sítios da natureza , costumamos dar preferência a campos abertos e floridos ou mirantes onde se costumam erigir as estátuas de Jesus Cristo;
...Oxum e Oxumarê - cachoeiras ;
...Oxóssi - matas ;
...Obá - matas e em contato com a terra;
...Xangô - montanhas ou pedreiras (montanhosas) ;
...Iansã - pedreiras;
...Ogum - caminhos;
...Obaluaiyê e Omulú - cemitérios ;
...Yemanjá - mar ;
...Cosme e Damião - nos parques , praças ou cachoeiras;
...Oiá - em qualquer lugar aberto no "tempo" .
...Isto não quer dizer que não possam ser oferendados em outros lugares, certo? Por exemplo se tenho um Ogum Megê como Orixá individual a me amparar , posso oferenda-lo no cemitério já que Ogum Megê e Iansã de Bale são também guardiões do campo santo, fora isso ouça e confie no seu guia , se ele manda oferendar Omulu na frente do mar está certíssimo, se manda entregar uma maçã e uma vela para determinado Orixá em um lugar que não imaginava, não pense duas vezes eles sabem muito mais do que nós (claro são nossos guias) e o pouco que conhecemos aprendemos com eles.

TEXTO EXTRAÍDO DO JUS – JORNAL DE UMBANDA SAGRADA (Alexandre Cumino)

Nenhum comentário: