sexta-feira, 27 de junho de 2008

rezas ciganas

REZAS CIGANAS
Em seu livro, Ciganos no Brasil, Melo Moraes Filho relaciona diversas rezas utilizadas pelos ciganos. Eis algumas:


Reza de quebranto

Jesus seja comigo
E Jesus fale por mim
Se Jesus Falar por mim
Não haverá que se oponha
Contra mim


Esta oração deve ser pronuncida ao meio-dia ou à meia-noite, depois do que defuma-se a criança que tem quebranto ou bucho-virado, acrescentando:


Nossa senhora defumou
O seu amado Filhinho
Pra cheirar
Eu a ti se te defumo
É pra sarar



Reza para obter-se o que é difícil

Rita sois dos impossíveis
De Jesus sois estimada
Sois a minha protetora
Rita minha advogada

Vós aflita e atingida
Correstes para os pés da cruz
Eu aflita e afligida
Me lanço aos pés de Jesus


Apesar de termos colhido da boca de legítimas calins estas orações, notamos que, do mesmo modo por que podem ser delas, podem ser uma assimilação. São exceções. O caráter das precedentes e das que se seguem é diverso.



Reza para ver-se a quem está ausente

Fulano, por detrás te vejo em cruz; e por mim, fulano, o sol e a luz!
Fulano, tu irás e acharás; em busca de mim, fulano, tu tornarás
Fulano, Deus é; Deus quer; Deus pode tudo quanto quer
Assim, fulano, tu acabarás em bem, Amém



Reza contra bicheiras e insetos

Bichos maus, que fazeis, que comeis, que a Deus não levais?

Permita Jesus do Céu que caiam de um em um, de dois em dois, de três em três, de quatro em quatro, de cinco em cinco, de seis em seis, de sete em sete, de oito em oito, de nove em nove – Assim como Jesus é filho da Virgem de Nazaré.


A cada palavra, a cada frase, fustigam com galhos de arruda ou alecrim a úlcera verminosa, gavetas onde há traças, cupim, etc.



Reza para fazer aparecer negro fugido

Almas! almas! almas! – As três que morreram enforcadas; as três que morreram degoladas; as três que morreram afogadas – Todas três, todas seis, todas nove, que se incorporem no coração de fulano! – Que ele não possa alar, nem sossegar, nem aliviar, sem por esta porta entrar!


Esta invocação declamam, suspendendo uma enorme pedra, que colocam sobre a roupa do delinqüente, torcida em rodilha atrás da porta quando o sino bate meio-dia.

O processo repete-se por três dias consecutivos, no momento convencionado, e, asseguraram- nos as ciganas, ser seguido de êxito.



Reza para chamar a quem está longe

Fulano, eu não tenho por quem te mande buscar, nem por quem te mande abalar, nem por quem te mande quebrar as mãos, cordas do coração! – Só tenho quatro familiais, que estes moram nos Paraísos Infernais! – Vem! Que estes não possam ter sossego, sem que entres por esta porta a dentro!"



Reza para ter-se notícias de alguém ou saber-se o que se deseja

Meu poderoso São Pedro, príncipe de todos os apóstolos, que três vezes dissestes e logo vos arrependestes – Uma cova funda fizestes, onde ouvistes uma voz do céu dizer-vos: - Pedro, assim como isto é verdade ou mentira, mostra-me pela voz do povo...


Durante horas esquecidas dedilham no rosário esta oração, sentadas à porta da rua, e, das palavras ditas ao acaso pelos transeuntes, fazem combinações a que dão inteiro crédito.

Acrescentam elas que o encanto quebra-se, se quem reza fala ou responde a quem lhe questiona.



Reza para prevenir acontecimentos funestos

Eu, fulano, vejo hoje a luz para me encomendar a meu Deus filho da Virgem Maria: - Andarei tão seguramente como andou meu Senhor Jesus Cristo no ventre de Maria Santíssima: - Que nem meus inimigos, nem seus contrários, nem seus adversários, nunca ofenderam.

Assim, minha Mãe Santíssima da Conceição, não será o meu corpo ofendido, o meu sangue derramado, nem mal sentenciado.

Hoje, neste dia, em qualquer hora, com o sangue de meu Senhor Jesus Cristo, andará o meu corpo borrifado, e com o leite de Maria Santíssima andará coberto.

Ó Virgem pura, não fostes vós aquela Senhora, que dissestes pela vossa sacratíssima boca, que todo aquele que por vós chamasse cento e cinqüenta vezes havia de ser valido?

Pois hoje é ocasião. Valei-me, Virgem pura da Conceição!

Se vires, minha Mãe Santíssima, alguma má sentença dada hoje, neste dia, contra meu corpo, pela vossa mão direita será tirada e pela esquerda revogada. Amém.


(MORAES FILHO, Melo.
Os ciganos no Brasil e Cancioneiro dos ciganos)

Nenhum comentário: