sexta-feira, 27 de junho de 2008

caboclo

CABOCLOS DE PENA E COURO

Inicialmente é importante conhecermos os tipos de caboclos existentes e as diferenças entre eles:

Caboclos de Couro são boiadeiros, vaqueiros, trabalhadores do campo.

Caboclos de Pena são os Índios, os pajés e os curandeiros das matas.

Ainda tem os Caboclinhos, que são índios meninos, muito comuns no Nordeste do Brasil.

Muito se fala a respeito de que tipo de espíritos poderiam ser os Caboclos,seriam mesmo índios?

E os Pretos-Velhos seriam eles somente negros ou escravos?

O trabalho da caridade espiritual é muito grande e não caberia somente a esta ou aquela qualidade de espíritos praticá-la. Se nas falanges de Caboclos ou em outra qualquer, não se manifestarem somente espíritos daquela classe, isso não muda em nada sua força.

E qualquer espírito que se aproxime ou que lhe seja determinado trabalhar naquela determinada linha vibracional, às características da falange deverá ser moldada.

Isso se aplica a qualquer qualidade de espírito. Até mesmo aqueles que em suas vidas pretéritas tenham convivido em camadas sociais diversas, podendo depois de desencarnados trabalharem em qualquer falange, mas para isso moldam-se a ela utilizando-se da roupagem característica dela.

Jamais você verá um Caboclo manifestado de paletó e gravata, dando consultas via Internet!

O que quero esclarecer, é que essa classe de espíritos, são mesmo índios,boiadeiros, vaqueiros, trabalhadores do campo. Entretanto, não é impossível a outros espíritos queviveram em outras classes sociais, aproximarem- se, por gosto ou determinação superior, às características da falange em questão e passarem a praticar a caridade, assim como, a perseguir a elevação espiritual, dentro daquelas características.

A evolução de cada entidade se dá mais pelotrabalho que pratica, pelo bem que alcança e dirige a quem necessita, do que pela maneira como se manifesta.

Os Caboc los são entidades fortes, viris. Alguns tem uma dificuldade muito grande de se expressar em nossa língua, sendo normalmente auxiliados pelos cambonos, que são filhos da casa, normalmente iniciando seus desenvolvimentos ou alguém que não tenha a mediunidade de incorporação. São sérios, mas gostam de festas e fartura. Dançam muito e gostam de cantar também. Bebem vinho, cerveja, ou a macaia que é uma mistura de ervas. Fumam normalmente charutos, mas alguns Boiadeiros fumam o palheiro, que é um cigarro feito de palha de milho com fumo de corda ou rolo ou até mesmo cigarros normais.

Os Caboclos, embora comandados por Oxosse, Orixá da Caça, que na Umbanda é louvado como rei das Matas, estão sempre ligados a um determinado Orixá e mantém suas características, de alguma forma ligada a esse Orixá. As Caboclas normalmente estão ligadas a Orixás femininos

CABOCLOS DE COURO

Boiadeiros - são alegres e festeiros, são bem mais descontraídos e extrovertidos que os Caboclos de penas.

Gostam de música, alguns gostam de samba, cantam músicas que falam em seus bois e suas andanças por essas terras de meu Deus.

Os Boiadeiros também são conhecidos como " Encantados ". Eles não teriam morrido para se espiritualizarem, teriam sido encantados e se transformados em entidades especiais.

__._,_.___

Nenhum comentário: