sexta-feira, 27 de junho de 2008

baralho cigano com orixas

Baralho Cigano com Orixás

1 - CAVALEIRO (EXU):Significa o movimento, a transformação da energia espiritual em material. A alegria de viver, o dinheiro e as conquistas de bens materiais. O sexo em sua forma mais primitiva. A forma positiva leva à ação realizadora, à manifestação das propostas do Plano Terra e a atividade dos objetivos propostos.


2 - PAUS ou TREVO:Significa destruição, a quebra da harmonia, desventura, tropeço, a pedra no caminho. Demonstra sempre negatividade. Representa uma energia que foi enviada e que já se materializou na vida da pessoa.


3 - NAVIO (YEMANJÁ):Significa saúde, viagens, mudanças e a transmutação. Está sempre em movimento e possui grande capacidade de adaptação a novas realidades. A forma positiva demonstra saúde ou grande capacidade de recuperação, mudanças favoráveis, transformação da rotina. Na forma negativa afasta ou atrasa as viagens ou mudanças. Há perigo de doenças ou debilidade nas defesas.


4 - CASA:Significa o lar, o lugar seguro, o ponto de retorno e de recuperação, onde se está protegido e em equilíbrio. Na sua forma positiva significa que a pessoa tem um lugar seguro, que a sua reposição de energia ocorre continuamente. A pessoa está protegida das influências negativas externas. Na sua forma negativa mostra que está havendo desarmonia e desentendimento em casa. A pessoa só se sente bem em outros lugares.


5 - ÁRVORE (OXOCE):Significa a fartura, a abundância, o crescimento de tudo o que foi plantado. Na forma positiva significa que tudo que se quer semear será colhido em abundância. Novas oportunidades surgirão trazendo fartura à mesa e garantia de sucesso nos empreendimentos. Negativa significa que está havendo uma quebra no ciclo natural das coisas, que não se está conseguindo completar o que se começou. O que se plantou pode estar sendo colhido por outra pessoa. Pode vir a faltar comida à mesa.

6 - NUVENS (IANSÃ):São os ventos, o dinamismo, o movimento incessante, a grande capacidade de fluir e não se aprisionar em nada. Confusão de sentimentos; instabilidade; aborrecimentos; tumultos.Na forma positiva significa um grande poder para lutar e vencer. Pessoa altiva, independente, que persegue seus objetivos com garra. Exerce grande atratividade no sexo oposto. Negativa indica arrogância. Pessoa sob influência negativa, com prejuízo para a saúde e perda de interesse pela vida. A pessoa não consegue se ligar em nada, nem a ninguém. Tudo é motivo para brigas e discórdias, principalmente com quem mais gosta.


7 - COBRA (OXUMARÊ): Significa discórdia, desarmonia, intriga e maledicência. A ilusão das falsas aparências. Traição; inveja. Se positiva, representa o arco - íris com sua beleza ilusória e de promessas de brilho e riquezas. Negativa significa o rastejar da cobra, o deslizar sorrateiro e intencionalmente maléfico, sempre pronta para dar seu bote mortal.


8 - CAIXÃO (EGUNS): Significa a destruição; a perda definitiva; perdas materiais; doenças graves; a morte. Na forma positiva demonstra que a perda está próxima ou já configurada. Existe um claro objetivo de interromper um desenvolvimento.

9 - RAMALHETE (NANÃ): Significa alegria, satisfação íntima; felicidade. Entendimento entre as pessoas. Generosidade. Fraternidade. Sorte; contentamento.

10 - FOICE (OBALUAYIE - OMULU): Significa o corte, a interrupção do crescimento. A perda da colheita na época de colher o que foi plantado. Rompimento. As decisões a serem tomadas. As opções a serem feitas.Positiva simboliza a transformação. Negativa traz a doença e todos os processos que debilitam e enfraquecem o ser humano. O corte em seu desenvolvimento, sonhos e planos, podendo chegar ao extremo do corte da própria vida.


11 - CHICOTE:Significa o feitiço, a magia negra. A influência maléfica atuando na vida da pessoa. Um feitiço feito na intenção de derrubar as defesas, de quebrar a harmonia individual. Algo que só pode ser combatido com a própria magia Punição, discórdia. Possível punição. Avisa sobre conflito e desarmonia, principalmente na família. Seja cuidadoso.

12 - PÁSSAROS: Significa o namoro, o romantismo, as pequenas atenções. Carinho. Amor. Desejos amorosos. O pensamento. Negativa demonstra que está faltando motivação no relacionamento, que se tornou agora monótono e enfadonho. A vida que se está levando não tem prazeres ou satisfações. Falta estímulo e motivação para viver.


fim da primeira etapa, são ao todo trinta e seis cartas.As ilustrações das cartas acompanham em arquivo anexo.


BIBLIOGRAFIA: Spacassassi, Geraldo Baralho Petit Lenormand S.Paulo MandalaMartinez, Margarita Fasanella Cartas Ciganas, A Estrada Da Vida. S. Paulo , Pensamento 1996.Bastos, Katja Tarot Cigano, R. Janeiro. Microart, 1993.Oxum, Conceição O Livro Encantado da Cigana, RJ. Pallas, 1993.Scherer, Mário. A Voz da Cigana, Porto Alegre. Sulina, 1995.Stanescon, Mirian. Lilá Romaí, Multi Editora e Publicidade Ltda., 1996Miller, Richard Alan e Miller, Iona, RJ. Nova Era, 1991
http://astrologiaet arot.no.sapo. pt/baralhocigano .htm

Nenhum comentário: