sábado, 2 de agosto de 2008

banho

alve filhos da Mãe Natureza, filhos dos aromas, das cores e formas vegetais. E acima de tudo das essências energéticas das ervas.

O uso das ervas nos terreiros é praticamente obrigatório. A máxima dita no culto de nação, sem folha não há Orixá, é verdadeira. Nossos pais e mães Orixás, forças da criação de Pai Olorum, estão na criação de tudo e de todos nós, incluindo as ervas. Portanto, sem os Orixás, não haveria folha também.

O ritual de Umbanda herdou muito dessa ancestralidade africana, no entanto seu contexto é outro. Diferem os ritos, os dogmas e as essências vibratórias.

Não precisamos dos mesmo dogmas do candomblé para usarmos as ervas, mas devemos respeita-los, pois tem seu fundamento milenar dentro do culto.

Na Umbanda simplesmente usamos os banhos propiciatórios. Usamos banhos de descarrego, limpeza astral, abertura de caminhos, harmonização, mediunidade, etc.

Não usamos o mesmo “abô” usado pelo culto de nação. E quem quiser usa-lo dentro do ritual de Umbanda, estará se servindo de uma prática de outra religião.

Usamos os “amacis”, as águas de lavagem de cabeça. Os amacis carregam a função de preparar a cabeça, a coroa mediúnica, (também chamada de chacra coronal). Essa preparação pode seguir vários critérios de necessidade. A iniciação, o preparo para uma obrigação, coroação, ou outro sacramento litúrgico.

Os amacis normalmente carregam a força de apenas um determinado Orixá, ou seja, temos amacis de Oxalá, de Oxum, Iemanjá, enfim, de todos os Orixás.

Podemos fazer também amacis ligados a uma determinada força espiritual, por exemplo, amacis de caboclos, baianos, pretos-velhos, etc.

O preparo de uma amaci também não é algo complicado como sugerem alguns “donos do conhecimento” . Usamos as ervas específicas do Orixá, como já descrevemos várias aqui nessa coluna, e as “maceramos” em uma bacia com água, que também pode ser específica, por exemplo, água de cachoeira, de fonte, etc.

O amaci propicia ao filho de fé, sua integração com a energia, a vibração do Orixá. Traz na coroa mediúnica o feixe de luz específico do Orixá, deixando o iniciado envolvido “d dentro para fora” com a vibração. Como assim? Ao entrar pelo chacra coronal, esse feixe energético percorre todos os outros chacras, iluminando-os e regando-os com sua força específica.

Vamos usar como exemplo um amaci de Oxalá:

- Boldo comum (aquele da folha aveludada) chamado também de tapete de Oxalá

- Alecrim

- Sálvia

- Rosa Branca

- Anis Estrelado

- Erva de Bicho

- Malva Branca

Pegue pelo menos três dessas ervas acima, macere em um bacia com água de fonte, e deixe curtir de um dia para o outro (pelo menos 12 horas), iluminado por sete velas brancas em círculo, em volta da bacia.

Muita gente pergunta: mas e água da fonte, onde a gente arruma?

Use água mineral, que é água de fonte sim! Não há problema algum nisso.

Quando terminar de curtir por 12 horas, esse preparo por ser usado direto na cabeça, com erva e tudo, e a cabeça ser envolvida por um pano branco.

O uso depende muito do processo litúrgico. Se for para uma apresentação ao Orixá, pode ser usado momentos antes da gira. Se for a preparação para uma iniciação, pode ser usado durante a noite que antecede a obrigação, envolvendo a cabeça com um tecido branco.

Esse amaci pode ser usado durante um trabalho espiritual, passando-o na cabeça dos médiuns em desenvolvimento. Isso ajuda bastante a incorporação.

Enfim, há muitas formas de usar o amaci e aqui demos apenas alguns exemplo. Sempre respeite a liturgia da casa que você freqüenta e a orientação dos guias. Aqui damos os exemplos baseados em formas simples de trabalho. Não queremos de forma alguma dizer que algum processo está certo ou errado, apenas que Deus, nosso Amado Pai Criador está em tudo, e nas coisas simples principalmente.

Vale lembrar que todas as ervas citadas aqui são encontradas na “Ervas da Jurema Produtos Naturais”, onde também são encontrados mais de duzentos tipos de ervas, banhos e defumações e temperos.

Saúde, sucesso e muita magia a todos!

Adriano Camargo / Erveiro da Jurema

(11) 4177-1178

adriano@ervasdajure ma.com.br

www.ervasdajurema. com.br

Pessoas especiais falam sobre ideais...
Pessoas comuns falam sobre coisas...
Pessoas mediocres falam de outras pessoas...







Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu! __._,_.___

__________________________________________________________________________

Guilherme Peluso
Proprietário

Nenhum comentário: